Lamborghini Asterion LPI 910-4

A experiência da Lamborghini no campo dos veículos híbridos é uma ousadia que proporciona aos privilegiados que poderão assumir sua direção a sensação de uma performance superior e esportiva, numa excepcional dirigibilidade e com extremo conforto. A potência do sistema híbrido se traduz numa ação combinada de um motor V10 de 5,2 l aspirado com três motores elétricos e oferece uma potência total de 669 kW / 910 cv, o suficiente para que a aceleração de 0-100 km / h seja em 3,0 s e se atinja uma velocidade máxima de 320 km / h.

Asterion é um carro conceitual com a adoção de uma motorização híbrido concebida para o padrão Lamborghini, além disso, tem uma solução significativa para a redução das emissões de CO2, garantindo uma dirigibilidade suave e reativa, incluindo uma autonomia na condição de acionamento elétrico puro de 50 km.

lamborghini-asterion

Concebido e desenvolvido totalmente em casa pela Lamborghini, o Asterion LPI 910-4 leva a expertise em design e tecnologia de ponta de engenharia encontrados no atual gama de produtos Lamborghini, acrescentando tecnologia híbrida inovadora, criando, assim, um Lamborghini, que é claramente diferente – com um novo, design inesperado e sensual, de acordo com as características técnicas do carro -, mas ainda assim é inequivocamente um Lamborghini.

Justificativa

A Lamborghini continua a focar sua evolução na redução de peso dos seus veículos, como forma de beneficiar-se com a redução de CO2 emitida, por exemplo, adotando um forte investimento em engenharia de fibra de carbono, o que também contribui para a busca pelo melhor superesportivo em desempenho. Para reduzir significativamente as emissões do carro neste momento, a eletrificação combinada com o motor V10 é a melhor opção para nós, mais coerente com a experiência de condução verdadeiramente emocional. Na Asterion, isso é garantido através de um motor naturalmente aspirado que é combinado com a tecnologia PHEV, que não só oferece emissões de CO2 excepcionalmente baixas de 98 g / km, mas o adicional de potência elétrica de 50 km como uma injeção de vitaminas no powertrain.

O consumo de combustível é 4,12 l / 100 km em ciclo combinado (NEDC) e o peso da tecnologia híbrida é de 250 kg. O objetivo do Asterion é reduzir significativamente as emissões de C02, mantendo uma experiência de cruzeiro envolvente e emocional, e assim mesmo atingindo emissões de CO2 excepcionais de 98 g / km.

Baseado em um monocoque feito inteiramente de fibra de carbono, um motor V10 FSI 5,2 litros está localizado longitudinalmente como nos Lamborghini superesportivos. A transmissão de dupla embreagem de deslocamento extremamente rápido de 7 velocidades está localizado atrás do motor no transaxle traseiro. A caixa da bateria de lítio é colocado longitudinalmente na zona central túnel, normalmente reservada para a transmissão. Isto permite um melhor equilíbrio do carro e também protege a área da bateria, em caso de colisão de impacto lateral.

A arquitetura híbrida do Asterion é realizada por um motor elétrico que incorpora um motor de arranque integrado e o gerador (ISG), que é colocado entre o motor V10 e caixa de câmbio de embreagem dupla, dois motores elétricos estão instalados no eixo dianteiro. Este sistema permite que os Asterion tenham dois modos de condução diferentes: em modo híbrido que combina o motor V10 com os três motores elétricos, garante a tracção nas quatro rodas permanentemente sem depender do estado da carga da bateria. No modo de acionamento elétrico puro são utilizados apenas os dois motores elétricos na frente.

O V10 5.2 l longitudinal, motor de aspiração normal fornece uma potência máxima de 449 kW (610 hp) com 560 Nm. Combinado com os três motores eléctricos, o sistema fornece mais 220 kw (300 hp), ou seja, com a alimentação híbrida total se tem À disposição 669 kW (910 hp). A ação combinada dos dois sistemas de propulsão garante uma aceleração de 0-100 km / h em 3,0 segundo. Com a ação conjunta do sistema a velocidade máxima chega aos 320 km / h, só com o sistema elétrico, esta velocidade atinge até 125 kmh. Mas o importante é que para trânsito urbano, na cidade dirigindo o Asterion chega-se a um alcance elétrico puro de 50 km, colocando-o no topo da classe para super carros esportivos híbridos.