O primeiro automóvel elétrico de pequeno porte da marca é apresentado no Brasil como a alternativa mais revoluconária para a mobilidade urbana individual. O BMW i3 chega com características interessantes – suas dimensões compactas, linhas futuristas e conceito único foram projetados para a utilização em ambiente urbano. O modelo BMW i3 estará disponível, inicialmente, nos concessionários autorizados do grupo em algumas grandes cidades brasileiras, a saber: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Joinville.
Perfeito para o deslocamento urbano, o BMW i3 combina a propulsão elétrica por meio de sua bateria de íons de lítio de alta capacidade e o seu eficiente motor à combustão interna de dois cilindros, 650 cc e 34hp. Isso resulta em uma autonomia elétrica entre 130 km e 160 km por carga. Com a utilização dos modos de condução ECO PRO e ECO PRO+, a autonomia pode ser ampliada em até 40 km (20 km em cada um). Combinada ao motor à combustão interna, a autonomia é extendida, podendo chegar até 300 km, mais do que o suficiente para a locomoção diária entre casa, trabalho, universidade e locais de entretenimento nas grandes metrópoles, com o conforto de um BMW e o baixo nível de ruído que só a propulsão elétrica pode oferecer. Conhecida como LifeDrive, a estrutura do veículo é constituída por duas unidades funcionais separadas: módulo superior Life, uma célula de passageiros de alta resistência e extremamente leve, feita de plástico reforçado com fibras de carbono (CFRP); e módulo inferior Drive, feito de alumínio, que abriga o conjunto do trem de força e os componentes estruturais. Como é tradição em veículos da BMW, o BMW i3 tem tração traseira, mas os seus compactos motores elétrico (50 kg) e de combustão interna, diferentemente da maioria dos modelos da marca, ficam posicionados sobre o eixo traseiro, acompanhados do conjunto de transmissão. A bateria de íons de lítio desenvolvida especialmente para a BMW i é posicionada abaixo do assoalho, entre os eixos do automóvel. Desta forma, com o LifeDrive, foi possível produzir um automóvel leve (1.315 kg), com baixíssimo centro de gravidade e distribuição de peso perfeita – 50:50 –, conferindo diversão e dirigibilidade ao modelo.
O BMW i3 com extensor de autonomia oferece alto desempenho, com 125kW (170 hp) de potência e torque imediato de 250Nm, que propiciam a aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9s e retomadas de 30 a 70km/h em 2,8s. Especialmente desenvolvido para o uso urbano, o modelo traz o conceito “one pedal feeling” – segundo o qual é possível dirigir sem acionar o pedal do freio com tanta frequência, pois o freio de um motor elétrico é mais forte do que o a combustão convencional – e um excelente ângulo de esterço de 360°, que permite manobras mais ágeis.
A versão de entrada será comercializada ao preço de R$ 225.950,00, com as seguintes características:
Já a versão completa, vendida ao preço de R$ 235.950,00, inclui à configuração de entrada os seguintes equipamentos:
O BMW i3 é equipado com o novo BMW Connected Drive. O carros já sai de fábrica com um SIM Card que mantém o veículo conectado à internet 100% do tempo, sem a necessidade de pareamento com o celular do motorista. Por meio da tecnologia, o motorista terá à disposição uma série de facilidades, como o aplicativo BMW i Remote (que permite acessar funcionalidades do veículo pelo smartphone, como ligar o ar-condicionado, enviar rotas para o GPS e ativar a buzina ou os faróis), o serviço de concierge, chamada de emergência, serviços especializados de guincho e uma plataforma de aplicativos como Google Local Search e o Street View.