A Audi desenvolve esportivos de competição já tem décadas e participa do Campeonato Alemão de Turismo (DTM), isto já é normal no planejamento da imagem da marca. Na pista de Hockenheim , a AUDI resolveu fazer história e colocou na pista um Audi RS 7 totalmente equipado com sistemas que permitem sua pilotagem sem a necessidade de um piloto. Um tempo de volta de pouco mais de dois minutos e suportando uma aceleração lateral de até 1,1 g são os dados obtidos nas simulações e esperados com a performance do veículo na pista. Na sexta-feira, 17 de Outubro e domingo, 19 de outubro de 2014 – antes do início da última corrida DTM – o AUDI totalmente automatico completou algumas voltas no anel Hockenheim sem motorista. O cupê de cinco portas grande é idêntico ao modelo de produção, mas a sua direcção assistida electromecânica, os freios, a válvula do acelerador e do tiptronic de oito velocidades, que distribui a energia para o sistema de tração total são controladas automaticamente.
A plataforma de tecnologia usa especialmente dados atualizados de GPS para se orientar na pista. Com uma precisão próxima de um centímetro, estes dados do GPS são transmitidos ao veículo por meio de um rádio de alta frequência WLAN e de forma redundante. Paralelo a isso, as imagens da câmera 3D são comparados em tempo real com informações gráficas armazenadas a bordo sobre o circuito. O sistema busca e cruza várias centenas de imagens de elementos conhecidos, com os padrões de construção memorizadas da pista. O controle do veículo nos limites de seu potencial esportivo é outra característica marcante do Audi RS 7 sem piloto. O sistema de controle de dados montado dentro do veículo altamente preciso permitiu a condução em condições bem próximas as das geradas na condução por um piloto, nos seus limites físicos. Os engenheiros da Audi testaram intensamente os limites de comportamento do veículo, colocando e memorizando dados na plataforma de tecnologia montada, depois de milhares de quilômetros de testes em uma variedade de rotas.
Para demonstrar as suas capacidades, o Audi RS 7 sem piloto percoreu uma linha de corrida limpa no circuito Hockenheim – com plena aceleração nas retas, fortes frenagens em curvas e aceleração perfeitamente calibrada nas saídas de curvas. Forças de mais de 1,3 g ocorreram durante as frenagens e a aceleração lateral nas curvas chegaram a 1,1 g. Simulação de testes na pista de Hockenheim sugeriu uma velocidade máxima prevista de 240 km/h e um tempo de volta de 2 minutos e 10 segundos.
Os futuros sistemas também devem trabalhar com extrema precisão e com erro zero em situações críticas. Este aparato tecnológico todo deve ser capaz de avaliar corretamente a situação atual, mesmo no limite físico. Este tipo de teste fornece aos engenheiros da Audi uma variedade de idéias para o desenvolvimento de sistemas para aplicação nos veículos de produção em série, com o desenvolvimento das funções automáticas de evasão em situações de condução críticas.
No futuro, um sistema instalado vai ajudar os motoristas de veículos Audi, assumindo a direção em velocidades entre 0 e 60 km / h (37,3 mph), além de acelerar e frear automaticamente. Para fazer isso, o novo sistema avaliará o comportamento do carro, bem como todo o ambiente. Se o cliente ativar o sistema, o carro guiará sobre a orientação longitudinal e lateral quando detectar um engarrafamento numa estrada em velocidades entre 0 e 60 km / h (37,3 mph). Quando o sistema atinge os seus limites, ao se dissolver o engarrafamento ou acabar o congestinamento na estrada, ele pede ao motorista para assumir a direção novamente.
Um componente-chave do sistema de sensores é o sistema de radar. Tal como acontece com o controle de cruzeiro adaptativo de hoje com a função Stop & Go, ele monitora uma área de 35 graus na frente do carro a uma distância de até 250 metros (820,2 pés). Uma câmera de vídeo com um amplo ângulo de abertura detecta as marcações de pista, bem como pedestres, objetos e outros veículos. Até doze sensores ultra-sónicos são usados para monitorar o espaço imediatamente em torno do carro.
Um outro sensor instalado é o scanner a laser, que fornece dados de alta precisão a uma distância de até 80 metros (262,5 pés). O diodo laser emite cerca de 100.000 pulsos de luz infravermelha por segundo que são invisíveis ao olho humano. O scanner a laser abrange um campo de 145 graus em seis níveis. O controlador calcula um perfil de ambiente a partir das reflexões de luz que são detectados em outros veículos na área de trânsito.
O scanner a laser oferece vantagens importantes. Devido ao seu amplo ângulo de abertura, ele detecta os carros que entram na pista abruptamente e também permanece totalmente funcional no escuro. Ele pode detectar todos os tipos de objetos, incluindo aqueles com um padrão homogêneo, tais como cercas, ou sem estrutura visível, tais como as paredes brancas. Este aparato todo desenvolvido e instalado neste AUDI RS7, logo logo estará instalado nos modelos de série desta conceituada e irrequieta montadora, que faz uso de estratégias criativas como esta de marketing para marcar sua presença na mídia e inovar na comunicação.