Detalhes como: novos recursos de design, de capacidade de suporte a carga, design ambiental e desempenho na condução, são as mais recentes melhorias para o “Air Livre Concept Tire” que a Bridgestone desenvolveu e está a um passo de disponibilizar comercialmente.
Com uma única estrutura de raios que se estendem ao longo dos lados interiores dos pneus que suportam o peso do veículo, não há necessidade de se encher periodicamente os pneus com ar, o que significa que os pneus exigem menos manutenção. Ao mesmo tempo, a preocupação de perfurações é eliminada. Além disso, a estrutura de raios é feita a partir de resina termoplástica e, junto com a borracha na porção de piso, estes materiais utilizados nos pneus são recicláveis, o que contribui para o uso eficiente dos recursos. Além disso, através da prossecução extremamente baixa na resistência ao rolamento, e da contribuição para a redução das emissões de CO2 através do uso destas tecnologias exclusivas, a Bridgestone acredita que é possível alcançar níveis ainda mais elevados de simpatia e segurança ambiental. Ela está buscando este desenvolvimento tecnológico com o objetivo de alcançar um “berço ao berço” processo que maximize proativamente o uso cíclico de recursos dos pneus usados em pneus novos e do uso de recursos recicláveis.
Novas tecnologias usadas geram características especiais aos pneus de segunda geração e são os seguintes.
A Bridgestone está otimizando ainda mais a estrutura de raios por meio de alta resistência com a aplicação de resina de alto desempenho em um material flexível e também empregando projetos com o método dos elementos finitos (FEM), realizando simulações no desenho para se reduzir a tensão e a deformação na parte interior do pneu. Ao fazer isso, a segunda geração de “pneu Air Concept Livre” obteve uma maior versatilidade por meio de recursos de suporte de carga maior e melhor performance de condução em comparação com a primeira geração.
Cerca de 90% de perda de energia de resistência ao rolamento do pneu, vem das alterações utilizadas na forma como os pneus rolam. Na segunda geração de pneus sem ar, Bridgestone conseguiu fazer uma redução significativa na perda de energia por meio do uso de tecnologias e materiais exclusivos, simplificando a estrutura dos pneus. Como resultado, estes “pneu Air Concept Livre” ter alcançado o mesmo nível de baixa resistência ao rolamento comparados aos nossos pneus pneumáticos, possibilitando uma contribuição para a redução das emissões de CO2.